Pastor de Shetland


Os cães pastores de Shetland, Shetland Sheepdogs ou Shelties, como são mais conhecidos, assemelham-se a um Collie em miniatura. Apesar da semelhança, o Pastor de Shetland é uma raça distinta e separada, que não foi criada a partir do Collie, mas que evoluiu de robustos antepassados, na sua maioria, os mesmos deste, que viveram nas Ilhas Shetland, na costa nordeste da Escócia.

O Sheltie mostra-se um cão sempre alerta, muito atento, inteligente e afetuoso, com muita vontade de obedecer. Devido a essas características, muito apreciadas por fazendeiros e pastores, desenvolveu-se como um robusto cão de pastoreio.



O Pastor de Shetland teve o seu primeiro registro oficial no Kennel Clube da Inglaterra em 1909 e foi reconhecido como raça pelo American Kennel Club em 1959.

Os Pastores de Shetland são cães de pequeno porte, dotados de uma excepcional capacidade para treinamento, sendo excelentes para trabalhos de obediência, pastoreio e agility.

Os Shelties têm um imenso desejo de agradar a seus donos e uma enorme capacidade de dar amor e afeto, embora possam ser reservados com estranhos; são, naturalmente, alerta e protetores e latirão para avisar sobre algo que considerem estranho. Esta raça desenvolve uma lealdade duradoura aos donos e possui uma afinidade natural com crianças. 

Esta raça precisa de uma boa quantidade de exercícios como passeios diários e sessões de jogos e atividades. Com o amadurecimento, seu Sheltie se adaptará prontamente a seu estilo de vida e se sentirá bem em todo ambiente que freqüentar.

A pelagem é constituída por pêlo e sub-pêlo. A exterior consiste de pêlos longos, retos, grossos e macios, enquanto a base é pequena, peluda e muito densa. Os machos adultos têm uma pelagem mais exuberante do que as fêmeas. O Pastor de Shetland, geralmente, é um cão muito limpo, sem cheiro e, em geral, precisa de apenas uma escovação semanal, necessitando de banhos apenas em casos inevitáveis. Sua coloração pode apresentar os seguintes padrões:

Zibelines: são claros ou sombreados, com todos os tons, desde o dourado pálido até o mogno intenso.
.
Tricolores: apresentam um preto intenso no tronco sendo, as marcações castanho-vivas, as preferidas.

Azul Merle: azul claro prateado, manchado e marmorizado em preto. O padrão ideal é com as marcações castanho-vivas, devendo produzir, no conjunto, um efeito azul.

Preto e Branco, e Preto e Castanho: as marcas brancas podem aparecer (exceto nos de cor preto e castanho) no sulco frontal, em volta do pescoço e peito, “babado”, membros e extremidade da cauda. As marcas brancas são preferidas, em parte ou na totalidade, exceto nos de cor preto e castanho.