Pastor Alemão

Acredita-se que o Pastor Alemão origine-se do lobo da Idade do Bronze ou do cão pastor que existia na Alemanha no século VII.  Porém a raça foi desenvolvida quase inteiramente a partir de 1882, quando, pela primeira vez, um exemplar participou de uma exposição de cães. Seu desenvolvimento foi atribuído a Max von Stephanitz, que trabalhou para aprimorar seu temperamento no início do século XX.

A função original da raça foi a de cão pastor, no entando, von Stephanitz ampliou-a e conseguiu com que o governo passasse a utilizá-lo em atividades policiais e militares.

A versatilidade do Pastor Alemão permitiu que ele passasse a ser usado em uma grande variedade de atividades, executando-as muito bem, como cão policial, tanto auxiliando no enfrentamento como, graças a seu faro muito aguçado, na busca de drogas e outros materiais ilícitos; de guarda, resgate, dentre outras, inclusive como cão-guia de cegos, tendo sido a primeira raça a ser utilizada com este fim. Além disso, é uma excelente companhia companhia para toda a família.

O Pastor Alemão é um cão calmo, bem equilibrado, autoconfiante, muito inteligente, inofensivo (salvo quando provocado), corajoso. vigilante e dócil. Apesar do seu temperamento dominante, são cães muito obedientes, de uma forma geral.

O Pastor Alemão, como um bom cão de trabalho, gosta de se sentir útil e precisa receber atenção. É um cão que precisa de espaços amplos e, caso não tenha uma ocupação ou como gastar suas energias, procurará seu jeito para gastá-las, podendo criar bastante aborrecimentos ao dono. Por isso e por seu temperamento dominante, o filhote deve ser bem treinado desde cedo.

A pelagem do Pastor Alemão densa e dupla, com pêlo e subpêlo, que necessita de escovação diária. Sua cor varia desde o preto, com marcas marrom avermelhado, marrons ou amarelas, até o cinza claro. Preto e cinza unicolor sendo, o cinza, encarvoado (sombreado). Também são bem caracteríscos a presença de máscara e manto pretos.