Terra Nova



O Terra Nova, originário da Ilha Terra Nova (Newfoundland), localizada na costa leste do Canadá, descende de cães indígenas e do grande cão urso preto, introduzido pelos Vikings, depois do ano 1100. Com a chegada de pescadores europeus, uma variedade de novas raças ajudou a reformar e revigorar a raça, mas as características essenciais permaneceram.

Quando a colonização da Ilha começou em 1610, o Terra Nova já apresentava sua própria morfologia e comportamento natural. Essas características lhe permitiram resistir aos rigores do clima extremo e às adversidades do mar quando ele puxava cargas pesadas em terra ou servindo como cão d’água, visto que ele ajudava os pescadores, mergulhando na água e puxando as pesadas redes de pesca, e como salva-vidas, tendo adquirido fama como tal devido ao seu instinto natural de ir buscar coisas e pessoas na água. Devido a esse histórico, o Terra Nova tem como principal característica apreciar atividades na água.

O Terra Nova é um cão de porte grande, maciço, com um corpo poderoso, bem musculoso e bem coordenado em seus movimentos. Como todo cão deste porte, ele necessita de uma área espaçosa em casa e uma boa dose de exercícios para estar sempre em forma e manter o equilíbrio psicológico.

Muito inteligente, o Terra Nova é capaz de ajudar seu dono sob comandado, mas também possui uma grande responsabilidade e bom senso que o capacitam a agir por conta própria em situações de emergência, como no caso de um resgate. Digno, alegre e criativo, é conhecido por sua verdadeira gentileza e serenidade. Sua expressão reflete benevolência e suavidade. Tem um ótimo temperamento, sendo boa companhia para a família e outros pets.

Sua pelagem é dupla, densa, de textura grossa e oleosa, excelente para resistir às baixas temperaturas da água e necessita de cuidados diários. A pelagem de cobertura é moderadamente longa e reta. O subpêlo é macio e denso, mais denso no inverno do que no verão. O pêlo na cabeça, focinho e orelhas é curto e fino. As pernas dianteiras e traseiras são franjadas. A cauda é completamente coberta por pêlos longos e densos.


A pelagem pode ser preta, branca e preta e marrom. A cor tradicional é o preto. A coloração branca e preta é de importância histórica para a raça. A cor marrom vai do chocolate ao bronze.