Bernese - Boiadeiro Bernês



O Bernese ou Boiadeiro Bernês, cujo nome original era Durrbachler,  também é conhecido como Bernese Mountain Dog, que é uma tradução da expressão alemã "Berner Sennenhund", que literalmente significa Cão Pastor dos Alpes Berneses. Este nome se deve ao fato desta raça ter sido desenvolvida no cantão de Berna, na Suiça. 

Acredita-se que o Bernese tenha surgido a partir do cruzamento de cães Mastiffs, levados pelos soldados romanos, quando invadiram a Suíça, para guarda, pastoreio e proteção de seus suprimentos, com pastores de ovelhas locais. Como resultado desta mistura surgiram cães fortes, capazes de enfrentar o frio dos Alpes e aptos para executar diversas funções no pastoreio, na tração etc. 


Estes cães eram usados em todo o tipo de trabalho das fazendas. Sua fama era de trabalhadores compulsivos que requeriam pouca supervisão. Eam muito usados para transportar cestas com lã e outros produtos das fazendas para as cidades. Embora nem todos os Berneses de hoje possuam estas qualidades, é comum ver em alguns cães as reminiscências destes instintos. A raça esteve à beira da extinção no fim do século XIX mas, em 1907, alguns criadores da região de Burgdorf decidiram promover sua criação, fundando o “Schweizerischer DürrbachKlub” (Clube Suíço de Dürrbach), fixando os traços característicos da raça. A partir daí os suíços começaram a tê-los como cães de companhia em casa.
O Bernese é um cão de temperamento moderado e dócil, leal e muito dedicado aos donos, confiável, atencioso, alerta, vigilante, corajoso, amável, seguro de si e pacífico com estranhos; também se dá bem com crianças e outros animais.

Essa raça necessita do contato com humanos, por isso devem ser considerados um verdadeiro membro da família. São cães que devem viver dentro de casa, próximo aos donos. Porém não são cães para viver em apartamento, pois precisam de espaço, visto serem cães muito ativos.

Sua pelagem é grossa, moderadamente longa, lisa ou levemente ondulada. A cor é sempre tricolor, sendo basicamente preto como marcas de um forte ruivo, e branco. O ruivo aparece acima dos olhos, nas bochechas, a cada lado do peito, nas quatro patas e embaixo do rabo. O branco forma uma faixa que começa na cabeça (entre as orelhas), passa pelo focinho e desce no peito. Os cães dentro do padrão da raça apresentam as patas e a ponta da cauda brancas.