Collie


Acredita-se que os Collies tenham se originado de um antigo cão de pastoreio e de guarda utilizado pelos romanos em seus rebanhos. Porém, o mais provável é que eles tenham se originado a partir de cruzamentos de Greyhounds, Gordon Setters e Setter Irlandeses. A sua origem remonta às Ilhas Britânicas, onde atingiu seu apogeu a partir de 1800. O Collie pastoreava as ovelhas nas Terras Altas da Escócia, às vezes sem que o pastor o guiasse, sendo capaz de agir por conta própria, tomando decisões, o que é um dos fatores que o difere de outras raças. Naquela época, a criação da raça apresentou grande crescimento, inclusive com a venda de exemplares para outros países, como os Estados Unidos onde, a partir de 1860, começou sua carreira nas pistas de exposição, tornando-se um dos cães mais populares até hoje. Esta raça tornou-se mundialmente famosa por causa do longa-metragem “A Volta de Lassie”, de 1943 e do seriado na televisão subsequente, devido ao sucesso do filme.

A origem do seu nome, assim como sua origem é uma suposição. O nome original "Coley" pode ser uma derivação da palavra anglo-saxônica, significando "preto", que era possivelmente a cor original da raça ou ainda uma apropriação do nome das ovelhas de cara preta, conhecidas como “colleys”, que eram pastoreadas pelos cães Collies.

Atualmente, a raça não é mais requisitada para o trabalho de pastoreio, apesar de manter como características a inteligência, a robustez e a visão, favorecida pelo posicionamento lateral dos olhos na cabeça. Estes permitem que eles enxerguem em um ângulo de 270 graus, o dobro de área das raças que os têm na frente. As características dos seus olhos também são muito importantes, pois lhe conferem sua típica expressão doce e inteligente, com um olhar aguçado e alerta quando atento.

O Collie é um excelente cão de guarda, extremamente leal a seus donos. Esta raça é muito inteligente, ágil, resistente e fácil de ser treinada. São cães muito dóceis, prestativos, companheiros e afetuosos com crianças, sem qualquer vestígio de nervosismo ou agressividade. Com seu espírito protetor, fundamental para cuidar das ovelhas, o Collie procura sinais de perigo e age de imediato ao identificá-los. Muito ativo, o Collie necessita de exercícios e de um espaço razoável dentro de casa.

O Collie é um cão de pêlos longos e densos, que devem ser escovados diariamente. Existe uma variedade de Collie com pêlos curtos, nas mesmas cores, é muito rara no Brasil. As cores da pelagem do Collie são marrom e branco, tricolor e azul merle.

Voltar