Old English Sheepdog

O Old English Sheepdog, também conhecido como Bobtail, existe há séculos na Inglaterra. Acredita-se que tenha origem no cruzamento do Briard com o Russian Owtcharka, uma raça que tem parentesco com os pastores húngaros. Antigamente era utilizado como cão pastor, protegendo rebanhos de ovelhas. O clube do Old English Sheepdog foi fundado na Inglaterra em 1888, e o padrão da raça pouco se alterou desde então.

O Old English Sheepdog, atualmente mais usado como cão de companhia, atingiu uma grande popularidade no Brasil graças à  personagem Priscila, do programa TV Colosso, da Rede Globo, exibido na década de 1990.


O Old English é um cão de porte grande, forte, de estrutura muito harmoniosa e constituição robusta. Absolutamente alto sobre as patas, todo revestido de pelagem abundante. Atarracado, musculoso, firme e cuja expressão é muito inteligente. Sua cauda, geralmente, é cortada; quando não é, fica discreta quando em repouso. Outra de suas características é um bamboleado típico no trote. Seu latido tem um timbre próprio.

O jeito simpático e “bonachão” denota bem seu bom temperamento. É um cão brincalhão, gentil, que se dá bem com todos: crianças, adultos e outros animais e pode ser um excelente animal de estimação se conseguir se exercitar e tiver uma grande área disponível em casa. Corajoso, fiel e digno de confiança, de forma alguma se mostra tímido ou agressivo se não for provocado.

A pelagem é abundante, de textura bem áspera; o pelo não é reto, mas eriçado e isento de cachos. O subpêlo é uma forração impermeável. A pelagem é mais abundante na região posterior do que no resto do corpo. Devido à grande quantidade de pêlos, esta raça necessita de cuidados especiais e diários. Os pêlos devem ser escovados todos os dias e o banho ser dado uma vez por semana. Sua coloração abrange todos os tons de cinza, acinzentado ou azul. O tronco e a região posterior têm cor uniforme, com ou sem pequenas manchas brancas (luvas) nas extremidades dos membros. A cabeça, o pescoço, os membros anteriores e a face ventral do tronco são brancos, com ou sem marcas.


Voltar