Pastor Belga



Até o ano de 1800 existia na Bélgica um grande número de cães condutores de rebanhos, cujo tipo era heterogêneo e a pelagem de extrema diversidade. Para tentar organizar um pouco tamanha variedade, cinófilos apaixonados constituíram um grupo, que contou com a ajuda do professor A. Reul, da Escola de Medicina Veterinária de Cureghem, que é considerado o verdadeiro pioneiro e fundador da raça.

Pode-se dizer que foi entre 1891 e 1897 que a raça nasceu oficialmente. Em setembro de 1891 foi fundado, em Bruxelas, o “Clube do Cão do Pastor Belga” e, em novembro do mesmo ano, o professor Reul organizou uma reunião de 117 cães, o que permitiu efetuar um recenseamento e escolher os melhores exemplares. Nos anos seguintes ele começou uma verdadeira seleção, fazendo vários cruzamentos entre reprodutores. Em abril 1892, um primeiro padrão bem detalhado da raça foi redigido pelo Clube do Cão do Pastor Belga. Uma só raça foi admitida, com três variedades de pêlos. Este critério foi o adotado para distinguir as quatro variedades da raça: Groenendael, Tervueren, Malinois e Laekenois. No entanto, foi somente em 1901 que os primeiros Pastores Belgas foram registrados no livro de Origens da Société Royale de SaintHubert.

Durante sua história, a questão das diversas variedades e das cores admitidas deu lugar a muitas controvérsias. No entanto, no que concerne à morfologia, ao caráter e à aptidão para o trabalho, nunca houve desacordo.

Pastor Groenendael 

O Pastor Belga é um cão de porte médio, de proporções harmoniosas, com aspecto elegante e poderoso, rústico, acostumado à vida ao ar livre e construído para resistir às variações atmosféricas tão freqüentes no clima belga. Pela harmonia de suas formas e o porte altivo da cabeça, deve dar a impressão dessa elegante robustez que se tornou um atributo dos representantes selecionados de uma raça de trabalho.

O Pastor Belga é um cão vigilante e ativo, sempre pronto para a ação. Possui uma aptidão inata de guardião de rebanho, que junta à qualidade de ser o melhor cão de guarda de propriedade. Diante da necessidade ele é, sem a menor hesitação, um obstinado e ardoroso defensor de seu dono. Reúne todas as qualidades requeridas para ser um cão de pastoreio, de guarda, de defesa e de serviço. Seu temperamento vivo e alerta, seu caráter seguro, sem nenhum medo nem agressividade, são visíveis na atitude do corpo e na expressão altiva e atenciosa de seus olhos brilhantes. Merece registro seu comportamento equilibrado, calmo e corajoso nos julgamentos.


O Pastor Belga Groenendael recebeu este nome em referência ao canil que selecionou a raça. Esta é a variedade de pêlo longo e preto. Ele tornou-se muito popular como cão de forças policiais, tendo atuado com sucesso na Primeira Guerra Mundial. Valente, destemido e independente, embora apegado a seu dono, requer pulso forte em sua educação, como todo cão de trabalho e guarda.

Pastor Malinois

O Pastor Belga Malinois é a variedade de pêlo curto. Ele foi desenvolvido na região de Malinois e tornou-se o mais popular dos pastores na Bélgica. Ele reúne qualidades como um excelente guardião, cão leal, devotado ao dono, alerta e inteligente. Por isso, vem sendo utilizado em equipes policiais de vários países. Esta raça requer atenção e cuidados para gastar sua energia. Seu temperamento é estável, porém, o Malinois mostra-se desconfiado com estranhos.

Pastor Tervueren
O Pastor Belga Tervueren obteve seu nome da região onde foi criado. Esta raça quase desapareceu após a Segunda Guerra Mundial e foi necessário reconstruí-la por meio de cruzamentos com exemplares de Malinois, que tinham pelagem um pouco mais longa. Apresenta pelagem longa e de coloração mesclada. É um cão inteligente, obediente e alerta. Cheio de energia, ele precisa de exercícios físicos e mentais diariamente para manter seu bem-estar. É excelente cão de pastoreio, podendo também ser utilizado para a guarda. 




Com relação à pelagem, há três variedades, “longo”, "curto” e “duro”. No entanto, em todas as variedades, o pêlo deve ser sempre denso, fechado e de boa textura, formando com o subpêlo lanoso uma excelente cobertura protetora.

Pêlo Longo:
O pêlo é curto sobre a cabeça, na face externa das orelhas e na parte inferior dos membros, menos na borda posterior do antebraço, que é guarnecida do cotovelo ao carpo por pêlos longos chamados franjas. O pelo é longo e liso sobre o restante do corpo, sendo mais longo e abundante ao redor do pescoço e sobre o antepeito, onde forma um colar e uma juba. A cauda é guarnecida por pêlos longos e abundantes, formando um penacho. Apresentam esta pelagem as variedades Groenendael e Tervueren.

Pêlo Curto:
O pêlo é muito curto sobre a cabeça, na face externa das orelhas e na parte inferior dos membros. É curto sobre o corpo e mais abundante na cauda e ao redor do pescoço, onde forma uma juba que nasce na base das orelhas, estendendo-se até a garganta. A parte traseira das coxas também é franjada de pêlos mais longos. A cauda é eriçada, mas não forma penacho. Esta é a pelagem dos Malinois.

Pêlo Duro:
O que caracteriza principalmente o pêlo duro é seu estado de rudeza e de secura que, além disso, também é áspero e eriçado. O comprimento do pêlo no corpo é uniforme, de 6 cm sobre todas as partes, sendo mais curto sobre a cana nasal, na testa e nos membros. A cauda não forma penacho. Laekenois é a variedade de pêlo duro.


Pastor Laekenois




Os Pastores Belga apresentam os seguintes padrões de coloração da pelagem:

Groenendael: unicamente preto.

Malinois: unicamente fulvo-encarvoado, com máscara preta. “Encarvoado” significa que os pêlos têm uma extremidade preta, em forma de “chama”, que sombreia a cor de base.

Tervueren: unicamente fulvo-encarvoado e cinza-encarvoado, com máscara preta. Entretanto, a cor fulvo-encarvoado é a preferida.

Laekenois: unicamente fulvo, com traços de encarvoado, principalmente no focinho e na cauda.