Samoieda



O nome Samoieda deriva das Tribos Samoyed, do norte da Rússia e da Sibéria. Na parte ao sul da área, eles usavam cães brancos, pretos e marrons particolor como cães pastores; na parte ao norte, os cães eram brancos puros, tinham um bom temperamento e eram usados como cães de caça e de trenó.

Os cães Samoiedas viviam perto de seus donos, dormiam dentro dos abrigos e serviam como aquecedores. O zoólogo britânico Ernest Kilburn Scott passou 3 meses entre as tribos Samoiedas em 1889. Ao retornar para a Inglaterra, levou consigo um filhote macho, marrom, chamado “Sabarka”. Mais tarde ele importou uma fêmea chamada “Whitey Petchora”, da parte ocidental do Ural, e um macho branco chamado “Musti”, da Sibéria. Esses poucos cães e aqueles levados pelos exploradores são a base para os Samoiedas ocidentais. O primeiro padrão foi escrito na Inglaterra em 1909.

O Samoieda, hoje, não é mais um privilégio de países europeus e de temperaturas baixas. Esta raça é um sucesso de aceitação pelo mundo inteiro, onde numerosos exemplares são encontrados em exposições, feiras e canis idôneos, despertando o interesse e admiração de um público cada vez maior. O Samoieda chegou ao Brasil oficialmente em 1975, através do Sr. Werner Degenhardt, difusor e introdutor da raça no país. Mesmo oriundo de regiões nórdicas, onde o clima é sempre abaixo de zero, o Samoieda soube se adaptar ao clima dos trópicos, o que resulta na troca de pêlo nas mudanças de estação.

O Samoieda é um cão de tamanho médio, muito elegante. Sua aparência dá a impressão de força, resistência, graça, agilidade, dignidade e segurança. A expressão chamada “sorriso do Samoieda” é formada pela combinação da forma dos olhos com sua posição, e os cantos da boca ligeiramente curvados para cima, que lhe um aspecto simpático.

Amigável, alerta, cheio de vida, muito  obediente e fiel ao dono, o Samoieda é um ótimo companheiro para as crianças. O instinto de caça é muito leve. Nunca é tímido ou agressivo. Como é muito social, não pode ser usado como cão de guarda. Nos Estados Unidos o Samoieda tem se destacado nos treinamentos para servir de assistente a cegos, surdos, deficientes físicos e doentes neurológicos.

A pelagem do Samoieda é dupla, com subpêlo curto, macio e denso. O pêlo de cobertura é mais longo, mais áspero e reto. O pêlo forma uma juba em torno do pescoço e sobre os ombros, emoldurando a cabeça, principalmente, nos machos. Na cabeça e nas partes dianteiras, o pêlo é mais curto e macio. Na face externa das orelhas, o pêlo é curto, reto e macio. Nos espaços interdigitais, encontram-se os pêlos de proteção. A cauda é abundantemente revestida. Nas fêmeas, a pelagem é freqüentemente mais curta e de textura mais suave do que nos machos. A textura da pelagem deve sempre ter um especial lustre brilhante. Sua cor é branco puro, creme ou branco com biscoito (a cor de fundo deve ser branca, com ligeiras marcas biscoito).

Apesar da pelagem espessa, a raça exige poucos cuidados com ela. O Samoieda faz sua própria higiene, lambendo-se por inteiro. Porém, necessita de uma ou duas boas escovações semanais, para a remoção de pêlos mortos, principalmente nas épocas de muda e durante a gestação.