Border Collie - Sheepdog

A raça Border Collie foi desenvolvida a partir do século XIX na região da fronteira (border), entre a Inglaterra e a Escócia. A raça foi desenvolvida por pastores de ovelhas e fazendeiros para o trabalho de pastoreio. Devido à sua preocupação de cruzar os animais apenas pela sua habilidade no trabalho, o padrão do Border Collie é definido mais por essa habilidade e as características afins a ele do que pelas características físicas.


O Border Collie é um excelente pastor de ovelhas, sendo um dos cães mais inteligentes entre todas as raças. É um animal muito equilibrado, atento, facilmente adestrável, obediente, bastante atento e tem uma ligação imensa com o dono. É afetivo com amigos, mas reservado com estranhos, o que o torna um bom guardião. Também é conhecido pela agilidade, resistência e grande disposição para o trabalho. Um Border sem trabalho pode ficar neurótico, obsessivo e destrutivo. Por ser extremamente ativo precisa de espaço para exercer algum tipo de atividade física diariamente; é uma raça que não se adapta em apartamento ou ambientes fechados. Se ficar muito tempo preso torna-se nervoso e muito agitado, pois precisa gastar sua energia.

O Border Collie é um cão de porte médio, bem proporcional e de aparência atlética. Apresenta dois tipos de pêlo: moderadamente longo (ou grosseiro) e curto (ou liso). Em ambos os tipos a pelagem é densa e de textura média com subpêlo macio e denso. Esta apresenta uma grande variedade de cores, mas nunca com a predominância do branco. A mais comum é a preta com colar, meias (parte inferior dos membros) e ponta da cauda brancos.